Alcachofra (Cynara scolymus)
Nome científico: Cynara scolymus L.
Parte utilizada: Folhas
Categoria: Planta Medicinal
A alcachofra, popularmente classificada como hortaliça, cujo nome botânico é Cynara scolymus, é uma planta herbácea com caule esbranquiçado e folhas grandes de cor verde acinzentada.
Rica em compostos antioxidantes com propriedades medicinais, a alcachofra é originária do mediterrâneo, no sul da Europa e norte da África. No Brasil, o cultivo é encontrado principalmente nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Origem e cultivo
Cultivada como alimento, planta medicinal ou ainda como planta ornamental, a sua plantação requer clima mais úmido e temperaturas mais amenas. Inclusive, é importante que seja em locais abrigados e protegidos contra os ventos fortes.
Para obter bons resultados, é necessário que a alcachofra receba todos os cuidados básicos do manejo agrícola como plantio, capina, irrigação e controle de pragas. Com uma plantação bem cuidada, à medida que as folhas vão crescendo, podendo chegar a mais de 1,5 metro de altura e 1 metro de comprimento, a colheita é feita.
Sabor e benefícios
Com um sabor amargo, é rica em compostos antioxidantes, possui propriedades e benefícios para auxiliar o fígado, vesícula biliar e má digestão.
Curiosidade
Pertencente à família das margaridas e dos girassóis, conta-se que na época do Império Romano, a alcachofra saiu do jardim e foi para a mesa. Quando suas propriedades nutritivas e medicinais foram descobertas, ela passou a ser privilégio apenas da mesa de nobres e reis.